A língua que é capaz de incluir ou excluir um indivíduo analisada em textos publicitários da Adidas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gisele Soares Vieira

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de textos publicitários da empresa Adidas e tem como objetivo identificar recursos linguísticos utilizados para fazer com que indivíduos excluídos pela sociedade sintam-se fazendo parte de um contexto esportivo.  Por meio desta associação, o leitor é levado a acreditar que necessita comprar os produtos oferecidos no comercial para tornar-se uma pessoa de sucesso. Para esta análise, é realizado um estudo de dois textos publicitários divulgados na internet pela Adidas. Esse estudo é embasado em conceitos da teoria dos subentendidos contidos no texto. É realizada também uma reflexão sobre a diversidade linguística e social utilizada nos textos publicitários. Para isso serão utilizados alguns conceitos de Bourdieu.  Por meio desta análise averígua-se como a língua é utilizada como instrumento de poder.


Palavras-chave: Textos Publicitários. Recursos Linguísticos. Adidas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
VIEIRA, Gisele Soares. A língua que é capaz de incluir ou excluir um indivíduo analisada em textos publicitários da Adidas. Jangada: crítica, literatura, artes, [S.l.], n. 8, p. 92-111, fev. 2017. ISSN 2317-4722. Disponível em: <http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/jangada/article/view/123>. Acesso em: 17 dez. 2017.
Seção
Artigos

Referências

BOURDIEU, P. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1981.
YOUTUBE. Coleção samba. Disponível em: . Acesso em: 08 jul. 2016.
YOUTUBE. Mete a mala. Disponível em: . Acesso em: 02 jul. 2016.