O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submiss√£o, os autores s√£o obrigados a verificar a conformidade da submiss√£o em rela√ß√£o a todos os itens listados a seguir. As submiss√Ķes que n√£o estiverem de acordo com as normas ser√£o devolvidas aos autores.

  • A contribui√ß√£o √© original e in√©dita, e n√£o est√° sendo avaliada para publica√ß√£o por outra revista; caso contr√°rio, deve-se justificar em "Coment√°rios ao editor".
  • O arquivo da submiss√£o est√° em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as refer√™ncias foram informadas quando poss√≠vel.
  • O texto est√° em espa√ßo simples ou 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega it√°lico em vez de sublinhado (exceto em endere√ßos URL); as figuras e tabelas est√£o inseridas no texto, n√£o no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padr√Ķes de estilo e requisitos bibliogr√°ficos descritos em Diretrizes para Autores, na p√°gina Sobre a Revista.
  • Em caso de submiss√£o a uma se√ß√£o com avalia√ß√£o pelos pares (ex.: artigos), as instru√ß√Ķes dispon√≠veis em Assegurando a avalia√ß√£o pelos pares cega foram seguidas.

A Revista Jangada está aberta à comunidade acadêmica, preferencialmente a alunos/alunas e professores/professoras de programas de pós-graduação no país e no exterior. Destina-se à publicação de trabalhos que possam contribuir para a formação e o desenvolvimento científico, além da atualização do conhecimento nas áreas específicas de Literatura e Artes.


1) Ser√£o publicados:

Artigos originais que envolvam abordagens teóricas e/ou práticas referentes à pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Letras e Artes.


Tradu√ß√Ķes de textos n√£o dispon√≠veis em l√≠ngua portuguesa, que constituam fundamentos da √°rea espec√≠fica da revista.


Entrevistas com autoridades na área específica de Letras.


Resenhas de produ√ß√Ķes relevantes na √°rea de Literatura.

2) A publicação de trabalhos deverá passar pela aprovação dos pareceristas da revista Jangada.

Avalia√ß√£o por pares: Ap√≥s o recebimento, os trabalhos s√£o encaminhados aos pareceristas ad hoc, que proceder√£o a avalia√ß√£o. Cada trabalho ser√° avaliado por dois pareceristas da √°rea, de forma an√īnima, via plataforma OJS/SEER.

3) Os trabalhos dever√£o conter, obrigatoriamente:

Título em português e em inglês;


Nomes dos autores/ das autoras, identificando em rodapé a qualificação e a instituição a que pertencem;


Referências bibliográficas, segundo as normas da ABNT;


Resumo em português (máximo dez linhas)


Abstract fiel ao resumo;


Palavras-chave e key words;

Até 20 páginas;

*Aceitamos trabalhos de mestrandos e doutorandos. Alunos de graduação deverão publicar em co-autoria com pós-gradua(n)dos ou professores doutores.

**A revista possui fator de impacto B3, no sistema WebQualis da CAPES (2015).


4) Os trabalhos deverão ser encaminhados na seguinte formatação:

Fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinhas 1,5.


5) Endere√ßo eletr√īnico para submiss√£o de artigos:

Plataforma OJS/SEER. Clique aqui para acessar.