O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples ou 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

A Revista Jangada está aberta à comunidade acadêmica, preferencialmente a alunos/alunas e professores/professoras de programas de pós-graduação no país e no exterior. Destina-se à publicação de trabalhos que possam contribuir para a formação e o desenvolvimento científico, além da atualização do conhecimento nas áreas específicas de Literatura e Artes.


1) Serão publicados:

Artigos originais que envolvam abordagens teóricas e/ou práticas referentes à pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Letras e Artes.


Traduções de textos não disponíveis em língua portuguesa, que constituam fundamentos da área específica da revista.


Entrevistas com autoridades na área específica de Letras.


Resenhas de produções relevantes na área de Literatura.

2) A publicação de trabalhos deverá passar pela aprovação dos pareceristas da revista Jangada.

Avaliação por pares: Após o recebimento, os trabalhos são encaminhados aos pareceristas ad hoc, que procederão a avaliação. Cada trabalho será avaliado por dois pareceristas da área, de forma anônima, via plataforma OJS/SEER.

3) Os trabalhos deverão conter, obrigatoriamente:

Título em português e em inglês;


Nomes dos autores/ das autoras, identificando em rodapé a qualificação e a instituição a que pertencem;


Referências bibliográficas, segundo as normas da ABNT;


Resumo em português (máximo dez linhas)


Abstract fiel ao resumo;


Palavras-chave e key words;

Até 20 páginas;

*Aceitamos trabalhos de mestrandos e doutorandos. Alunos de graduação deverão publicar em co-autoria com pós-gradua(n)dos ou professores doutores.

**A revista possui fator de impacto B3, no sistema WebQualis da CAPES (2015).


4) Os trabalhos deverão ser encaminhados na seguinte formatação:

Fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinhas 1,5.


5) Endereço eletrônico para submissão de artigos:

Plataforma OJS/SEER. Clique aqui para acessar.